Lazer e Cultura em Praga


Lazer e Cultura em Praga

Reportagem publicada na www.guiadepraga.cz/br/
Texto e fotos: www.guiadepraga.cz/br/

Praga é conhecida como uma cidade cultural que todos os dias oferece os mais variados eventos culturais: concertos de música clássica (magníficas salas de concertos no Rudolfinum ou na Casa Municipal, nas igrejas, sinagogas e outras salas históricas), ópera, concertos de jazz, musicais, ballet, dança, teatro clássico, teatro moderno e experimental incluindo obras do famoso Teatro Negro. Além da programação regular, há varios excelentes festivais de música (Festival Internacional de Primevera de Praga, Festival Internacional de Outono de Praga, Festival de Jazz e outros). Proporcionamos à nossos clientes um serviço gratuito duma selecção dos melhores eventos da agenda cultural de Praga incluindo a reservação do evento cultural desejado. Advertimos que na alta temporada as reservações devem ser realizadas com três semanas de antecipação.

Teatro Negro de Praga

É de costume, estando uma vez em Praga, ver uma representação do famoso Teatro Negro. O Teatro Negro surgiu em Praga durante a época do comunismo quando os Tchecos nã o tinham direito a expressar suas opiniões e ideias livremente. A protesta dos artistas foi a criação duma nova forma dramática onde a fantasía vence a realidade: o teatro negro. Num palco totalmente oscuro (igualmente como o ambiente da época do régime totalitario) desenvolve-se um espectáculo mudo (símbolo da falta da libertade de expressão e, ao mesmo tempo, uma luta contra a censura) combinado com a pantomima, iluminação com projecções, dança e música. O resultado é um espectáculo único e imperdível e uma auténtica manifestação da cultura tcheca. Recomendamos um dos teatros mais renomeados: a Ta Fantastika na rua Karlova, Praga 1 e a Laterna Magika na rua Nacional.

Jazz de Praga

O fenómeno nasceu na época do comunismo quando era prohibido escutar a música dos países capitalistas, ou seja, do occidente incluindo esse gênero de música norteamericana sempre relacionada com o triumfo da liberdade. “Cada Tcheco é músico”. Um dito popular que confirma o facto de que os Tchecos formaram varias bandas de swing e jazz main stream que na época eram muito populares e sempre tenham figurado na lista dos melhores músicos de jazz no Mundo. Na actualidade organizam-se, nos clubes de Praga, concertos de jazz moderno, de main stream o de latino.

Cultura e folclore

A oferta de teatros (incluindo palcos teatrais na natureza – por exemplo em Cesky Krumov),  festivais e concertos de música (Prazske jaro – Primavera de Praga),  festivais de cinema (Karlovy Vary, Uherske Hradiste),  peças de teatros e cinemas é tão rica de que possibilita uma escolha para cada um. Para conhecer tradições locais e regionais é possível recomendar a visita de algum de muitos festivais folclóricos. Aqui os visitantes têm possibilidade de penetrar nos segredos de canções e danças tradicionais,  mas também nos segredos e especificidades de cozinhas locais – especialidades gastronómicas. Da mesma maneira oferecem-se viagens para conhecer as cervejas tchecas, degustações de vinhos dos produtores de vinho moravos e tchecos ou aguardentes e licores tradicionais: Becherovka de Karlovy Vary, aguardente da região de Valáquia ou aguardente de sorva de Vysocina.

Festival Internacional Primavera de Praga

De 12 de maio a 04 de junho de 2010
O Festival Internacional Primavera de Praga é um dos acontecimentos mais importantes da cidade. Com duração aproximada de um mês, oferece espetáculos de música sinfônica e de ópera, assim como de música de câmara, recebendo músicos do mundo inteiro.

A tradição do festival começou em 1946, pouco tempo depois do final da Segunda Guerra Mundial, coincidindo com o 50º aniversário da Filarmônica Tcheca. Esse evento acolhe artistas em diversos recintos distribuídos por toda a cidade, como o Teatro Nacional, a Igreja de Nossa Senhora de Týn ou o Cemitério Vysehrad. A cerimônia de abertura se realiza tradicionalmente no Salão Smetana da Câmara Municipal de Praga.
Juntamente com o festival, ocorre a Competição Internacional de Música da Primavera de Praga, destinado aos jovens intérpretes.

Reportagem publicada na www.guiadepraga.cz/br/
Texto e fotos: www.guiadepraga.cz/br/

Anúncios

Sobre viagemeuropaleste

Blog de viagens à Europa Leste. Dicas incríveis para brasileiros que viajam para Praga e para a República Tcheca, Budapeste, Viena, Cracóvia, Varsóvia
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Lazer e Cultura em Praga

  1. Guias em praga falando português

    Procura seu guia em Praga
    http://www.guiadepraga.cz/pt/Guias-de-Praga/Guia-local-de-Praga/
    00420 777 079 997 linha de apoio ao cliente em português
    Passeios em portugês com grupo
    http://tour-pragenses.com/pt/nossos-servicos/excursoes-por-praga/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s